Percursos do olhar
Percursos do olhar - Comunicação, narrativa e história
Autora: Marialva Carlos Barbosa
Páginas: 172
Peso: 0,325 kg
ISBN: 978-85-228-0446-7
Eduff
Ano de publicação: 2007
Edição: 1ª
Idioma: Português
Preço: R$ 25,00 R$ 5,00

Percursos do olhar - Comunicação, narrativa e história

 

Neste livro, a autora faz uma pesquisa e uma reflexão sobre o problema da memória no âmbito dos meios de comunicação social. Há textos que tratam do "jornalismo sensacionalista ou de sensações"; reflexões sobre o mundo tecnológico; meios de comunicação e comemorações construindo a memória; a narrativa da televisão e o universo cultural brasileiro.

Segundo Muniz Sodré, em seu prefácio, está em andamento uma destruição sistemática da memória coletiva, com a obsolescência acelerada dos bens de uso, o desgaste dos espaços urbanos, o desenraizamento das formas de existência etc., que leva principalmente os jovens a identificarem-se apenas com o presente, cada vez mais efêmero.

Para ele, "são grandes os reflexos desse fenômeno sobre o sistema informativo. (...) a informação tende a ser pontuada por sua própria operatividade técnica (a velocidade de transmissão) e pelas características de instantaneidade, espaço ilimitado e baixo custo da rede cibernética. Daí a suspeita de que essa nova face da informação ponha em crise a própria identidade do jornalismo clássico como mediação discursiva ainda dependente de uma temporalidade tradicional".

Sodré também aponta que estudos recentes vêm indicando que "uma outra forma de pensar", e não o mero uso de tecnologias, faz a grande diferença entre os jornalistas do impresso e aqueles que trabalham na internet. A diferença decorre de um formato multimídia (texto, vídeo e áudio), que obrigaria os profissionais a criar narrativas não lineares (em que o leitor adota um roteiro particular de leitura) a partir de um contexto de interatividade com o público.

Esta obra de Marialva Barbosa contribui para o estudo dessas novas questões da comunicação e da memória, apresentando caminhos variados que procuram mapear alguns paradigmas teóricos e conceituais fundamentais para os estudos de comunicação.

Calcular frete