Centrais sindicais e sindicatos no Brasil dos anos 90 O caso NiteróiCentrais sindicais e sindicatos no Brasil dos anos 90: o caso Niterói
Série Antropologia e Ciência Política, v. 29
Autor: Fernando Costa
ISBN: 85-228-0333-1
Ano de publicação: 2002

Centrais sindicais e sindicatos no Brasil dos anos 90: o caso Niterói

Tomando o município de Niterói (RJ) como base, o livro descreve como se operam no plano local sa relações entre os sindicatos e centrais sindicais sem cair nas generalizações fáceis de vários estudos nesse campo.

A obra analisa a herança do sindicalismo corporativista, a cúpula sindical anterior ao golpe militar de 1964, os antecedentes do "novo sindicalismo", as opções políticas do sindicalismo brasileiro.

Sobre o livro, a professora e pesquisadora Maria Celina D'Araujo (UFF e FGV) afirma que os estudos sobre o tema normalmente privilegiam a análise das centrais e das conexões ideológicas do "novo sindicalismo" sem dar maior atenção ao que vem efetivamente se passando na base sindical, na maior parte das vezes, o município. "Pouco se sabe como se dá ali a articulação entre sindicato e centrais ou como se opera a competição sindical no dia a dia dos trabalhadores e, especialmente, no dos dirigentes sindicais", diz.

Além de dar uma perspectiva acurada do movimento sindical no Brasil, o autor demonstra que o pragmatismo dos líderes que desejam manter seus postos de mando pode ser mais forte que as preferências ideológicas no momento de decidir a qual central o sindicato deve se filiar e também que as disputas no plano local conspiram, na prática, contra a unicidade sindical ditada pela legislação e defendida pelas cúpulas.