As razões da terapêutica racionalismo e empirismo na medicina 2ª edição revista e atualizadaAs razões da terapêutica: racionalismo e empirismo na medicina
Autor: Eduardo Almeida
ISBN: 978-85-228-0560-0
Edição: 2ª, revista e atualizada
Ano de publicação: 2011
Livro digital (e-book) grátis: formato PDF

As razões da terapêutica: racionalismo e empirismo na medicina

Neste trabalho, o autor desmistifica o discurso científico na medicina, centrado no racionalismo, e resgata o modo de produção de saber baseado no empirismo. E vai além: afirma ser o saber empírico ou quase empírico (sensibilidade, intuição, observação) um modo privilegiado de se produzir conhecimento sobre a complexidade humana.

Eduardo Almeida deixa claro que o campo médico é necessariamente um campo eclético, pois o que está em jogo não é a coerência lógica dos discursos, mas a tarefa fundamental da medicina: aliviar o sofrimento humano e se possível curar o enfermo.

Livro impresso:

Baixar livro digital (e-book) grátis: formato PDF Baixar livro digital (e-book) grátis: formato PDF