Precisamos do sexo 220px
Precisamos do sexo?
Autora: Neuza Rejane Wille Lima
Páginas: 160
Formato: 16 x 23 cm
Peso: 0,265 kg
ISBN: 978-85-228-1062-8
Eduff
Edição: 1ª
Ano de publicação: 2016
Idioma: Português
Preço: R$ 25,00
Precisamos do sexo?

 

A reprodução é o centro da vida, e todo o resto - fisiologia, desenvolvimento, comportamento - está a seu serviço. O porquê de parte dos organismos se reproduzir de modo sexuado é o maior e mais polêmico tópico na biologia evolutiva.

Até meados do século XX, o sexo foi considerado como uma adaptação das espécies às inevitáveis mudanças ambientais. Assim, a variabilidade genética dele advinda capacitaria os seres a competir com os membros da sua própria espécie ou de outras por alimento e espaço para viver e procriar, além de ajudá-los a adquirir resistência aos parasitos.

Atualmente discute-se se o sexo favorece ou desfavorece a variabilidade das populações, pois pode remover a variabilidade das mesmas quando combina seres com mutações recessivas deletérias, dando origem a seres inférteis ou inviáveis que são removidos da natureza. Portanto, avanços da área de biologia molecular indicam que o sexo é, primordialmente, uma adaptação que promove correções às mutações que ocorrem no código genético (DNA) durante as replicações. Essas hipóteses são discutidas no capítulo "Sexo, estranho sexo".

Resultado de pesquisas em ecologia evolutiva, com ênfase em evolução do sexo, o livro tem ainda capítulos que abordam as ações fisiológicas da viúva negra sobre a ereção peniana e mobilidade dos espermatozoides; a determinação sexual em ornitorrinco que apresenta dez cromossomos sexuais; a relação da Wolbachia na determinação sexual e proporção entre os sexos em insetos e vermes.


--> Sumário e introdução

--> Capa em alta resolução

Cálculo automático de frete


FLIL 


Eduff - Editora da Universidade Federal Fluminense
Rua Miguel de Frias, 9, anexo, sobreloja, Icaraí, Niterói, RJ - 24220-900
Telefones: (21) 2629-5287 e 2629-5288
E-mails: livraria@editora.uff.br e faleconosco@eduff.uff.br