Monarquia e Igreja na Galiza na segunda metade do século VI
Monarquia e Igreja na Galiza na segunda metade do século VI - O modelo de monarca nas obras de Martinho de Braga dedicadas ao rei suevo
Série Estante Medieval, v. 4
Autora: Leila Rodrigues da Silva
ISBN: 978-85-228-0493-1
Ano de publicação: 2008

Nesta obra, a autora oferece visão detalhada do corpus documental de Martinho de Braga, relevante bispo bracarense para a conversão dos suevos ao cristianismo católico niceísta.

A análise contextual - apresentando as vinculações institucionais entre a monarquia sueva e o episcopado que tinha em Martinho de Braga seu grande mentor - revela a preocupação da historiadora em situar cronológica e espacialmente seu objeto de estudo como um caminho a ser percorrido pelo leitor.

Com o culminar desta trajetória, a autora desvela uma das características mais significativas da obra de Martinho de Braga: a sua caracterização do soberano ideal, perfeito, com suas virtudes já cristianizadas, mas pautadas na consagrada tradição clássica greco-latina.