As cores do discurso
ISBN: 85-228-0176-2
Ano de publicação: 1996

As cores do discurso

O livro analisa o discurso da crítica de arte contemporânea brasileira, num texto que alia o rigor da análise à elegância de estilo. A autora selecionou 45 textos de crítica a exposições de pintura publicados à época e observou, com a base teórica da semiótica do texto, um discurso que cultua a novidade estética e o mercado.

O poder descodificador da linguagem verbal em relação ao código plástico é o interesse inicial do trabalho, que acaba por encontrar nos textos de crítica de arte não só o diálogo intersemiótico da palavra com a pintura, mas também a revelação de um texto mais amplo que, inscrito nas palavras e nos silêncios do primeiro, é o lugar de onde se podem vislumbrar alguns esboços e murmúrios que tentam dar forma e sentido ao momento contemporâneo brasileiro.

Este ensaio pode interessar não só aos que estudam as questões do discurso e da produção do sentido, mas também aos que se preocupam em refletir sobre a função e a natureza do objeto artístico no contexto das sociedades pós-modernas.