Entre o mar e a montanha esporte aventura e natureza no Rio de Janeiro 220px
Ano de publicação: 2007
Indisponível

Entre o mar e a montanha: esporte, aventura e natureza no Rio de Janeiro

Os pesquisadores César Augusto Gonçalves Dias e Edmundo de Drummond Alves Junior analisam os desafios e perspectivas dos esportes praticados na natureza, também conhecidos como radicais e de aventura, especialmente o surf e o montanhismo, sob as perspectivas das ciências sociais e econômica.

O Brasil já representa o segundo maior mercado consumidor de artigos de surfwear, movimentando cerca de dois bilhões de reais por ano, na produção e comercialização de roupas, sapatos e acessórios. Mas, os esportes junto à natureza ainda ajudam a vender produtos, em princípio, não relacionados com a prática em si, como carros, televisões e telefones celulares.

De acordo com os autores, o crescimento desse mercado e a constante reafirmação do Rio de Janeiro como cidade esportiva serviriam aos governantes como justificativa para os altos investimentos na realização de eventos internacionais na cidade, a exemplo dos Jogos Pan-americanos e a Copa do Mundo. Os esportes na natureza também movimentam os profissionais de Turismo e Educação Física na disputa pelos postos de trabalho abertos na prestação de serviços como viagens, guias e instrutores e outros.

Baseado em extensa e eclética bibliografia – de Bourdieu a Habermas –, pesquisas em jornais, entrevistas e incursões a encontros, festas e points dos praticantes de montanhismo e surf, o livro revela um amplo painel dessas práticas esportivas sob os mais diferentes pontos de vista: da Geografia, História, Sociologia, Antropologia, Economia e Educação Física. Uma leitura indicada não apenas para esportistas, mas também para interessados no tema.