A belle époque italiana no Rio de Janeiro 220px
A belle époque italiana no Rio de Janeiro - Aspectos e histórias da emigração meridional na modernidade carioca
Série Universidade, v. 1
Autor: Vittorio Cappelli
ISBN: 978-85-228-1152-6
Ano de publicação: 2015

Esta obra, publicada em 2015, quando o Rio de Janeiro completou 450 anos, resgata toda a influência da imigração italiana durante a belle époque, período em que a cidade vivenciou intensas transformações urbanas, artísticas e culturais, em grande parte protagonizadas pelos imigrantes italianos.

O início do século XIX é o ponto de partida nas origens da presença italiana no Rio de Janeiro, com destaque para o papel da imperatriz Teresa Cristina de Bourbon. Em seguida, o autor se debruça sobre o período de cinquenta anos entre os séculos XIX e XX e se vale da biografia de figuras de destaque, como os irmãos Bernardelli, nas artes, e os irmãos Segreto, no campo das diversões.

Cappelli é professor titular de História Contemporânea do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade da Calábria (Unical), na Itália. Historiador reconhecido internacionalmente, dedica-se, em especial, à história cultural italiana nos séculos XIX e XX, futurismo e vanguardas, psicanálise, imigração e literatura de viagem. Publicou, entre outros livros, "Storie di italiani nelle altre Americhe: Bolivia, Brasile, Colombia, Guatemala e Venezuela" e "Sguardi: il Sud osservato dagli ultimi viaggiatori (1806-1956)", ainda inéditos no Brasil.

Cálculo automático de frete

Telefones: (21) 2629-5287 e 2629-5288