Os atos de linguagem no discurso Teoria e funcionamento 220px
ISBN: 85-228-0400-1
Ano de publicação: 2005

Os atos de linguagem no discurso - Teoria e funcionamento

Esta obra se destina a todos que, nos diferentes setores das ciências humanas e sociais, se interessam pelo funcionamento das línguas e do discurso.

Apresenta inicialmente os aspectos mais "clássicos" da teoria dos atos de linguagem, para focalizar, em seguida, os remanejamentos e enriquecimentos trazidos pela perspectiva interacionista à noção do ato de linguagem: dizer é fazer, mas também fazer com que façam; falar é trocar e é mudar durante a troca.

Na análise da abordagem interacionista, são tratados atos de linguagem e quadro comunicativo, organização sequencial dos atos de linguagem e atos de linguagem e relação interpessoal. Por fim, são discutidos os problemas teóricos, a utilidade da noção de ato de linguagem e variações culturais.