Floresta de símbolos Aspectos do ritual Ndembu
ISBN: 85-228-0391-9
Ano de publicação: 2005

Floresta de símbolos - Aspectos do ritual Ndembu

Esta coletânea de escritos de caráter etnográfico é fundamentada na experiência de campo do autor entre os Ndembu, habitantes da Zâmbia. O livro traz artigos que proporcionam um painel analítico sobre a sociedade Ndembu e um influente modelo interpretativo sobre seu simbolismo e dinâmica ritual, moralidade e estrutura social.

Turner trata, dentre outros aspectos, de rituais de crise de vida, como cerimônias de iniciação e funerária, e rituais de aflição, como cultos de caça, de fertilidade das mulheres e de curativos. Também é analisada a classificação das cores, da bruxaria e feitiçaria entre os Ndembu.

E-mails: livraria@editora.uff.br e faleconosco@eduff.uff.br