Cinema Oficina técnica e criatividade no ensino do audiovisual
Cinema oficina - Técnica e criatividade no ensino do audiovisual
Série Biblioteca, v. 64
Autora: Maíra Norton
ISBN: 978-85-228-0826-7
Ano de publicação: 2013

Cinema oficina - Técnica e criatividade no ensino do audiovisual

Oficina é um lugar onde o fazer e a obra se confundem. Lugar de aprender fazendo, onde o contato direto com as ferramentas é condição necessária para criar artefatos, objetos, arte.

A metáfora da oficina e do audiovisual busca recriar uma atmosfera de aprendizagem na qual o domínio da técnica cinematográfica possa trazer junto sua dimensão criativa e experimental. A imagem da oficina remete aos espaços plurais que têm emergido para o ensino de cinema: escolas e cursos livres que atingem um novo público-autor de crianças e jovens que passam a experimentar a criação audiovisual, além do consumo acelerado das imagens.

A contribuição teórica da Walter Benjamin sobre técnica, arte e cinema é o fio condutor para percorrer os caminhos do ensino do audiovisual nas escolas.