Sensibilidades jurídicas e sentidos de justiça na contemporaneidade 220px
Sensibilidades jurídicas e sentidos de justiça na contemporaneidade: interlocução entre antropologia e direito
Autores: Kátia Sento Sé Mello, Fabio Reis Mota e Jacqueline Sinhoretto (Orgs.)
ISBN: 978-85-228-0928-8
Eduff / Faperj
Ano de publicação: 2013

Os artigos reunidos neste livro são baseados em pesquisas empíricas que analisam os repertórios discursivos e as práticas sociais de grupos que formulam demandas de reconhecimento e de acesso a direitos, seja do ponto de vista institucional, seja por meio de instâncias não propriamente formais.

Os trabalhos abordam temas como: sensibilidades jurídicas; sentidos de justiça; demandas por direitos diferenciados; administração de conflitos; gramáticas, regras e teses morais que informam o Direito em sociedades complexas; efeitos e ambiguidades de reformas legais e institucionais; profissionalização de agentes e operadores do sistema de justiça.