As múltiplas faces de Madame Satã 220px
ISBN: 978-85-228-0827-4
Ano de publicação: 2013

As múltiplas faces de Madame Satã

Neste livro, Geisa Rodrigues Leite da Silva oferece ao leitor uma análise sociocultural do Brasil do século XX e suas subjetividades, se utilizando do personagem lendário da malandragem e da boemia cariocas. Madame Satã, alvo de curiosidade e interpretações variadas, das mais conservadoras às mais transgressoras, foi uma figura emblemática e controversa no imaginário acerca da homossexualidade masculina: nordestino, valente, exímio capoeirista, homossexual, forte, negro e marginal.

A autora demonstra e conduz à reflexão de como um discurso histórico e político, portanto oficial, forja identidades, cria e fomenta rótulos e justificativas de higienização e repressão policial, se desdobra e perpetua em práticas socialmente excludentes.

E-mails: livraria@editora.uff.br e faleconosco@eduff.uff.br