A universidade brasileira rumo à nova américa Pós modernismo shopping center e educação superior 220px
A universidade brasileira rumo à Nova América – Pós-modernismo, shopping center e educação superior
Autor: José Rodrigues (Org.), Flavia Oliveira de Almeida, Edison Riuitiro Oyama, Marisa Brandão e Ronaldo Rosas Reis
ISBN: 978-85-228-0759-8
Ano de publicação: 2012

A obra reúne artigos de pesquisadores interessados em refletir acerca da transformação da educação superior, de bem imaterial e simbólico – algo que já foi visto como sagrado ou de domínio público –, para mercadoria com oferta a baixo custo, acessível a todas as classes.

O livro toma como exemplo o campus da Universidade Estácio de Sá, localizado no Shopping Nova América, território ocupado entre 1925 e 1991 pela Companhia Nacional de Tecidos Nova América, em Del Castilho. "A primeira função do espaço configura-se como um símbolo da industrialização tardia brasileira; a segunda, como um signo da economia globalizada, em que se comercializam os mais variados produtos – de sanduíches a cursos de graduação", critica José Rodrigues, organizador do livro.