Políticas públicas de segurança informação e análise criminal 220px
Políticas públicas de segurança, informação e análise criminal
Série Antropologia e Ciência Política, v. 43 (Justiça Criminal e Segurança Pública, v. 1)
Autoras: Ana Paula Mendes de Miranda e Lana Lage da Gama Lima (Orgs.)
ISBN: 987-85-228-0484-9
Ano de publicação: 2008
Indisponível

Políticas públicas de segurança, informação e análise criminal

Da cooperação entre professores e pesquisadores da UFF e oficiais comandantes da Escola Superior de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (ESPM/RJ), resultou o Curso de Especialização em Justiça Criminal e Segurança Pública, que tem sido ministrado na UFF desde 2000.

Referência na área, a especialização se tornou parte obrigatória para a conclusão do curso superior de polícia para oficiais da PM, tendo inspirado diversas iniciativas relativas ao tema segurança pública. Uma delas é esta obra, que inaugura o tema "Justiça Criminal e Segurança Pública em uma Perspectiva Comparada" na Série Antropologia e Ciência Política.

O livro contribui para uma reflexão crítica e comparada sobre as teorias que informam os modelos para a administração institucional de conflitos em diversos contextos nacionais, além de propiciar uma discussão aberta entre o público acadêmico interessado e os operadores do sistema de Justiça Criminal e Segurança Pública do Brasil e do mundo.