O Rural à la gauche 220px
Eduff / Faperj
Ano de publicação: 2015

O rural à la gauche: campesinato e latifúndio nas interpretações de esquerda

Márcia Motta propõe, neste livro, o entendimento de quais eram as interpretações do passado que alimentavam as pesquisas dos historiadores sobre o contexto rural, pelo pensamento de esquerda, entre os anos de 1955 e 1996. Para isso, busca reconstruir os argumentos dos autores estudados, refazendo o percurso da construção da obra, a partir das notas e da análise dos estudiosos com os quais aqueles dialogam.

Nesse caminho, a autora ainda avalia as condições históricas que permitiram a produção daqueles textos, bem como a recepção das obras e seu impacto. Na lista dos historiadores analisados, destacam-se Nelson Werneck Sodré, Maria Yedda Linhares, Ciro Cardoso e Caio Prado Júnior.

E-mails: livraria@editora.uff.br e faleconosco@eduff.uff.br