O caso Última Hora 220px
ISBN: 978-85-228-0837-3
Ano de publicação: 2013

O caso Última Hora e o cerco da imprensa ao governo Vargas

Reformas, suspense, difamação e denúncias são alguns pontos-chave do livro. Fruto da tese de doutorado do autor Aloysio Castelo de Carvalho, o livro é pautado pelo grande fio condutor desse trabalho que é o conceito de “opinião pública” e abrange assuntos como as reformas no segmento das revistas noticiosas, por conta da magnitude das transformações que o UH impulsionou na imprensa nacional nas cores, diagramação e apresentação das matérias, entre outros.

A obra explana também o embate entre a Tribuna da Imprensa, de Carlos Lacerda, e o Última Hora, de Samuel Wainer, que culminou com a tentativa de deposição e suicídio do presidente Getúlio Vargas em 1954. Além disso, traz uma série de denúncias a Wainer chefiadas por Lacerda, que acaba por se transformar numa CPI, a CPI do Última Hora.