Na Pegação encontros homoeróticos masculinos em Juiz de Fora 220px
ISBN: 978-85-228-0829-8
Ano de publicação: 2014

Na pegação – Encontros homoeróticos masculinos em Juiz de Fora

O volume e a institucionalização de eventos caracterizados em ações de valorização das questões e direitos dos homossexuais confere à cidade de Juiz de Fora (MG) uma imagem positiva. Entretanto, a pesquisa apresentada por Verlan Valle Gaspar Neto em "Na pegação – Encontros homoeróticos masculinos em Juiz de Fora" revela um cotidiano de atitudes veladas, preconceituosas e repressivas de seus habitantes.

Verlan traz à tona um universo e uma interrogação acerca da "domesticação da sexualidade pelos movimentos organizados".  Em paralelo, e a partir do recorte etnográfico e do confronto entre distintas realidades, demonstra a tensão latente entre a população em geral e os comportamentos e atitudes dos homossexuais masculinos quanto ao ocultamento da aproximação sexual, anonimato e naturalidade na ocupação de espaços de uso coletivo.