Gregório de Tours e a sociedade cristã na Gália dos séculos V e VI 220px
ISBN: 978-85-228-1136-6
Ano de publicação: 2015

Gregório de Tours e a sociedade cristã na Gália dos séculos V e VI

As Histórias, escritas por Gregório de Tours, constituem uma das mais importantes fontes para o estudo da Gália no século VI. Neste livro, o historiador Edmar Checon de Freitas analisa a obra como portadora de um projeto para o mundo em que vivia seu autor. Tal desenho consistia em promover o ordenamento cristão da sociedade, mediante a articulação entre estruturas políticas e eclesiásticas, bem como definir o padrão de conduta aplicável a todos os integrantes da sociedade.

No prefácio, a historiadora Vânia Leite Fróes  declara que esta obra "é um belo exemplo de que texto erudito pode ser agradável e, sobretudo, claro em sua exposição".