Fronteiras em movimento 220px
ISBN: 978-85-228-0550-1
Ano de publicação: 2012

Fronteiras em movimento: História comparada -Argentina e Brasil no século XIX

A historiadora parte da ideia de que a abundância relativa de terras, no Oeste Paulista e no Sudeste da província de Buenos Aires, contribuiu fortemente para gerar um tipo específico de sociedade, na segunda metade do século XIX. Àquela época, as grandes extensões de terra foram incorporadas à produção para responder à demanda gerada pelo mundo industrializado: algodão dos Estados Unidos, café da Venezuela e do Brasil, lã dos pampas argentinos etc.

Geograficamente, as planícies norte-americanas, os pampas sul-americanos e as estepes do sul da Rússia e da Hungria eram semelhantes e por esse motivo todas desenvolveram o mesmo tipo de agricultura, a dos cereais, mas do ponto de vista político, social e legal havia grandes diferenças. Este livro - por meio da comparação entre duas regiões incorporadas ao sistema mundial nesse período - tenta em grande medida explicar essas diferenças.