Dramas campos e metáforas ação simbólica na sociedade humana 220px
Ano de publicação: 2008
Indisponível

Dramas, campos e metáforas - ação simbólica na sociedade humana

Primeira tradução do inglês para a língua portuguesa, não faltam a esta obra atrativos capazes de satisfazer a uma gama diversificada de leitores. Nela, podem ser encontrados o ensaio teórico, o comentário erudito de livros e autores, o drama individual e coletivo, a descrição de fatos, pessoas e paisagens, a narrativa de feitos heroicos, a apreciação cuidadosa das evidências etnográficas e a especulação ousada, onde estas se revelam insuficientes; e, não por último, o estilo fluente e inconfundível de Victor Turner, escritor dono de seu instrumento e, por isto mesmo, capaz de usá-lo plenamente para a satisfação estética e intelectual de seus leitores.

Outro aspecto que torna este livro relevante é a passagem ousada e crucial, que nele se efetua, do estudo das sociedades e processos de pequena escala para o das sociedades e processos de massa. A propósito destes últimos, Turner aprofunda e refina exaustivamente sua reflexão sobre estrutura, antiestrutura e communitas, conceitos forjados por ele para a compreensão mais acurada dos fenômenos da dinâmica social.

A obra apresenta ainda os melhores exemplos da noção de drama social, esta pequena joia da imaginação sociológica talhada e lapidada na medida dos desafios que, cada vez mais, constituem para o antropólogo de hoje os fenômenos do movimento, do tempo veloz e da consequente impermanência das formas sociais neste início do terceiro milênio.

Telefones: (21) 2629-5287 e 2629-5288
E-mail: faleconosco@eduff.uff.br