Diáspora negra e lugares de memória 220px
Diáspora negra e lugares de memória
Autora: Hebe Mattos (Org.)
ISBN: 978-85-228-0851-9
Ano de publicação: 2013
Indisponível

Diáspora negra e lugares de memória

A partir de diversos documentos, coletados em arquivos da marinha e em jornais, vestígios arqueológicos e registros orais ou "causos" contados de geração em geração, um grupo de historiadores revela alguns conflitos provocados pelo tráfico clandestino de escravos no Rio de Janeiro do século XIX, no Brasil imperial.

O livro reúne os resultados das pesquisas de quatro historiadores que, apesar de serem paralelos, convergem para abordar um aspecto desconhecido da história social da escravidão atlântica: as "fazendas de tráfico proibido".

Com um assunto tão pouco dimensionado na memória nacional, o último capítulo encerra abordando o conhecimento histórico que é gerado a partir dessas novas memórias e os novos rumos que as antigas narrativas tomam nesse recente contexto.