Da ditadura à ditadura uma história política do futebol brasileiro 220px
Ano de publicação: 2014
Indisponível

Da ditadura à ditadura - uma história política do futebol brasileiro

Euclides de Freitas Couto aborda, neste livro, as “histórias” do Brasil, a partir da capitalização política do futebol em diferentes estratégias, de 1930 a 1978. Tendo como base os relatos construídos pela imprensa, a pesquisa parte de 1930, ano em que a Fifa realizou a primeira Copa do Mundo e Getúlio Vargas assumiu a chefia do governo provisório, marcando o fim da República Velha e dando início à primeira ditadura no Brasil.

Ao longo de três capítulos, o autor contextualiza as relações entre o futebol brasileiro e o Estado, sua popularização como manifestação esportiva e cultural e sua instrumentalização como espaço de interlocução e manipulação política das massas. Uma associação que, segundo Freitas, fez com que a "perseguição" e/ou compromisso com as vitórias mundiais no esporte passassem a se constituir – a partir da conquista da Copa da Suécia, em 1958 – como metas de governo.