As Repúblicas no Brasil política sociedade e cultura 220px
As Repúblicas no Brasil: política, sociedade e cultura
Coleção História, do Programa de Pós-graduação em História da UFF, v. 1
Autor: Jorge Ferreira (Org.)
ISBN: 978-85-228-0604-1
Ano de publicação: 2011

As Repúblicas no Brasil: política, sociedade e cultura

A obra reúne artigos de alunos de pós-graduação em História sobre diferentes ângulos do Brasil republicano, nas suas diversas fases. Os textos abordam temas como o período militar em 1964 e a repressão contra os movimentos populares; a Teologia da Libertação e a obra de Leonardo Boff; e Heitor Villa-Lobos e sua atuação como educador.

O historiador Jorge Ferreira, organizador da obra, assinala na apresentação que, ao fim do livro, "o leitor terá conhecido muito sobre as repúblicas no Brasil. Mas também perceberá a maneira como atualmente os jovens historiadores estão pesquisando e produzindo conhecimento original sobre a história contemporânea de seu próprio país".