A vitória da feijoada 220px
ISBN: 978-85-228-0665-2
Ano de publicação: 2012
A vitória da feijoada

A vitória da feijoada vem mostrar, por meio de um relato vivo e ilustrações de época extraídos da narrativa de viajantes estrangeiros que por aqui passaram, ou mesmo aqui residiram por muitos anos, o quotidiano da alimentação no Rio de Janeiro no século XIX.

O leitor descobrirá, com prazer, o que e como os cariocas pobres, remediados e ricos comiam, em casa e na rua. E, certamente, se surpreenderá com gostos, costumes e maneiras à mesa, tão antigos e, no entanto, tão atuais.

Também poderá acompanhar o processo pelo qual a feijoada se transformou de comida de pobre em comida diária e obrigatória dos ricos, tornando-se um dos traços culturais identitários mais fortes deste imenso país, onde todo brasileiro falava português e comia feijoada. Assim, antes do samba e do carnaval, veio a "feijoada nacional".

E-mails: livraria@editora.uff.br e faleconosco@eduff.uff.br