A vida social das coisas 220px
A vida social das coisas - As mercadorias sob uma perspectiva cultural
Autor: Arjun Appadurai (Org.)
Páginas: 399
Peso: 0,505 kg
ISBN: 978-85-228-0420-6
Eduff
Ano de publicação: 2008
Edição: 1ª
Idioma: Português
Preço: R$ 59,00
A vida social das coisas - As mercadorias sob uma perspectiva cultural

 

"A coletânea organizada por Arjun Appadurai em 1988 vem completar e somar-se ao conjunto de textos acadêmicos produzidos no contexto da antropologia anglo-americana e francesa sobre o tema do consumo e do consumismo modernos nas três últimas décadas do século XX, mas que começaram a ser publicados entre nós somente nos últimos anos (a partir de 2000).

"Uma característica fundamental desses textos foi a retomada de uma perspectiva propriamente socioantropológica sobre o fenômeno do consumo, que desautorizava algumas teses vigentes de caráter transcendente e moral. Esta abordagem surgiu, portanto, como uma 'terceira via' para aqueles que não se adequavam ou não conseguiam mais enxergar este importante fato social do mundo contemporâneo - o consumo - pela ótica exclusiva das polarizações e dos dualismos.

"Autores como Bourdieu, Mary Douglas, Marshall Sahlins, Colin Campbell, Daniel Miller e outros demonstraram exatamente o contrário, sem caírem na tentação de destituírem o sentido e a importância das formas de sociabilidade tradicionais criadas a partir da família, da produção e do trabalho. Baseados em pesquisas empíricas, eles mostraram que o consumo está na base da formação do gosto, da distinção, sem o que não se poderia falar de individualismo e de estratégias de reprodução de muitos grupos e identidades sociais no mundo moderno. Assim, além de produzir vínculos sociais, o consumo também gera formas particulares de solidariedade, confiança e sociabilidade fundamentais para a vida social.

"O livro é importante não apenas pelas respostas que cada autor encontrou no seu universo de pesquisa para esta proposição, e que o leitor terá condições de avaliar, mas pela evocação de algo importante em termos metodológicos. A coletânea nos faz lembrar que a pesquisa sociológica não pode de forma alguma ficar refém de objetos pré-construídos."

(Laura Graziela Gomes)

Cálculo automático de frete

 


Eduff - Editora da Universidade Federal Fluminense
Rua Miguel de Frias, 9, anexo, sobreloja, Icaraí, Niterói, RJ - 24220-900
Telefones: (21) 2629-5287 e 2629-5288
E-mails: faleconosco@eduff.uff.br e ouvidoria@eduff.uff.br