Revirando casa e mundo 220pxRevirando casa e mundo: representações literárias do herói e da família - Um estudo do romance português contemporâneo
Autora: Maria Lúcia Wiltshire de Oliveira
ISBN: 978-85-228-0552-5
Ano de publicação:

O livro engloba duas investigações empreendidas pela autora. Na primeira, Maria Lúcia analisa a imagem de um novo tipo de herói, que surge na literatura portuguesa na década de 1980. Ao fazer a revisão crítica da história e da sociedade daquele país no pós-25 de abril, os romances pesquisados, segundo a autora, revelam um protagonismo em masculino que reverteu a sua posição de vítima em crítico do poder e do passado.

Na segunda parte, Mara Lúcia se baseia em textos assinados por escritoras da mesma época, para discutir a formação do sujeito na família portuguesa moderna e contemporânea e para desenvolver questões adjacentes em torno da ficção de autoria feminina.