Minha luta pelo meu povo Tchorü duüüügüca tchanu 220px
Minha luta pelo meu povo - Tchorü duüüügüca’ tchanu
Autores: Marília Facó Soares, Pedro Inácio Pinheiro (Ngematücü), Reinaldo Otaviano do Carmo (Mepawecü) e professores ticunas
ISBN: 978-85-228-1039-0
Ano de publicação: 2015

Minha luta pelo meu povo - Tchorü duüüügüca’ tchanu

Ao contar a sua própria história, o ticuna Ngematücü – ou Pedro Inácio Pinheiro – vai nos conduzindo por um universo bem brasileiro e, antes, inimaginável. A obra revela, em diferentes escalas de tempo e espaço, um curioso percurso histórico e contempla variações linguísticas dos povos de mesma origem e que falam a mesma língua.

Os Ticuna integram o mais numeroso grupo indígena na Amazônia, distribuídos por três países: Brasil (em maior número), Peru e Colômbia. A narração, realizada em 1983, mereceu uma transcrição fonética e resulta de um processo colaborativo entre outros ticunas.  A edição é bilíngue, em ticuna e em português, em páginas lado a lado (com respeito à retórica do discurso original) e apresentada de forma a possibilitar a utilização nas escolas locais.

Constitui-se como material de extrema relevância para a documentação e preservação das memórias histórica e cultural dos habitantes da região e, também, como subsídio à continuidade do projeto Línguas da Amazônia Brasileira: Variação, Cognição e Estudos de Fonologia; Gramática e História, sob a coordenação da autora, professora Marília Facó Soares.

Complementam o livro fotos, mapas e ilustrações representativos desse universo e de sua cultura, material em uso ou abrigados em museus. Entre as fotos, muitas feitas – há mais de 60 anos – por Curt Nimuendajú, etnólogo alemão que conviveu com variadas etnias indígenas, de diversas regiões do Brasil.

Cálculo automático de frete

Telefones: (21) 2629-5287 e 2629-5288