Nova livraria virtual da Eduff em
www.eduff.com.br

Democracia
Democracia - A invenção dos antigos e os usos dos modernos
Título original: Democrazia: l’invenzione degli antichi e gli usi dei moderni
Autor: Paulo Butti de Lima
Tradução, revisão técnica e edição ampliada do original italiano por Luís Falcão e Paulo Butti de Lima
Páginas: 528
Formato: 16 x 23 cm
Peso: 0,781 kg
ISBN: 978-65-5831-006-8
Eduff
Edição: 1ª
Ano: 2021
Idioma: Português
Preço: R$ 98,00

Democracia - A invenção dos antigos e os usos dos modernos

 

Com a tradução dos textos de Aristóteles no século XIII, o termo grego “democracia” foi introduzido na língua latina e se tornou um elemento central para a compreensão dos fenômenos políticos modernos.

A inclusão de “democracia” no latim medieval e, em seguida, nas várias línguas da Europa moderna permitiu designar com esse termo realidades completamente diversas daquelas pensadas originalmente. Não apenas se começou a falar de “democracia” e de “democrático” a partir de fenômenos e personagens do mundo moderno e contemporâneo, mas foi assim denominado o momento inicial da vida política, ou certas realidades primitivas, distantes da Grécia antiga.

Na época das revoluções e no período de difusão das ideias socialistas, o termo assumiu uma função polêmica, antes de se consolidar no âmbito da reflexão política entre os séculos XIX e XX. As tentativas reiteradas de conferir novos significados ao conceito de democracia, até os dias atuais, colocam em evidência o caminho distinto seguido por esse termo, por entre os vocábulos políticos de origem antiga, e o processo ininterrupto de “invenção dos antigos” – de construção da tradição e de definição de nossa herança política.

Este volume permite compreender a construção ideológica de uma continuidade democrática pensada como europeia e ocidental.

Sobre o autor

Paulo Butti de Lima ensina História do Pensamento Político na Universidade de Bari (Itália). Formou-se pela Universidade de São Paulo, prosseguindo seus estudos na Escola Normal Superior de Pisa e na Escola Superior de Estudos Históricos de San Marino. Dedica-se, particularmente, à historiografia e à reflexão filosófica e política de época clássica, assim como à tradição clássica na idade moderna e contemporânea. Entre seus trabalhos, podem-se destacar L’inchiesta e la prova, Torino: Einaudi, 1996; Platão. Uma Poética para a Filosofia, São Paulo: Perspectiva, 2004 (ed. orig. it. 2002); Arqueologia da Política. São Paulo: Perspectiva, 2016 (ed. orig. it. 2012), Il piacere delle immagini (Firenze: Olschki, 2012), L’Utopia del Potere (Venezia: Marsilio, 2015).

--> Do autor: artigo "O fascismo nas Américas", publicado em maio de 2020

--> Sumário

--> Capa em alta resolução

 


 






Eduff - Editora da Universidade Federal Fluminense
Rua Miguel de Frias, 9, anexo, sobreloja, Icaraí, Niterói, RJ - 24220-900
Telefone: (21) 2629-5585 (secretaria)
E-mails:
livrariavirtual@eduff.uff.br (compras no site)
faleconosco.eduff@id.uff.br