Engajamento social

Engajamento social: contribuições para o ensino de graduação
Autores: José Rodrigues de Farias Filho, Cinthia Paes Virginio, Osvaldo L. G. Quelhas e Julio Vieira Neto (Orgs.)
Formatos: epub e PDF
ISBN: 978-65-5831-061-7
Ano: 2021
Livro digital (e-book) gratuito:

Baixar livro digital (e-book) grátis: formato epub Baixar em formato epub

Baixar livro digital (e-book) grátis: formato PDF Baixar em formato PDF

Engajamento social: contribuições para o ensino de graduação

Este e-book de acesso livre é o segundo volume que resulta do projeto Redes de Educação, desenvolvido na Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF) entre 2015-2018.

Em uma sociedade muito modificada pela velocidade e as formas de comunicação, mas com diferenças sociais e econômicas acentuadas, surgem grandes desafios sobre como torná-la mais inclusiva, mais engajada e mais sustentável.

"Engajamento social: contribuições para o ensino de graduação" traz assuntos atuais, como a apresentação de novas estratégias para o ensino, a necessidade de inclusão e aproximação entre a sociedade e a universidade, por meio do desenvolvimento de uma análise crítica em relação aos sistemas produtivos e de serviços, por exemplo.

Trata de pontos como o uso de novas técnicas de ensino-aprendizado, a exemplo do ensino a distância, o empreendedorismo social, a cibercultura e o engajamento social, para lidar com o distanciamento maior entre a forma e o conteúdo que se ensina no ambiente universitário e a "vida real" a que o egresso está exposto durante e após a conclusão de seu curso.

Os capítulos abordam conteúdos teóricos que descrevem o desenvolvimento de temas como a responsabilidade social e relatam experiências internas de laboratórios e grupos da UFF por meio de ensino, pesquisa e extensão. Metodologias e práticas dialógicas mostram a aproximação que deve e pode haver de situações e necessidades reais da sociedade e de empresas com o ambiente universitário.

Esta obra, com a visão de responsabilidade social e sustentabilidade, é um instrumento de conscientização e capacitação de profissionais para atuarem num cenário desafiador.

O volume está assim dividido:

Parte I – Métodos, tecnologias e estudos de caso

Parte II - Políticas afirmativas e aspectos jurídicos

Parte III - Letramento acadêmico e estratégia de ensino

Parte IV - Sustentabilidade, desenvolvimento sustentável e qualidade de vida

Parte V - Saúde, gênero e responsabilidade social

--> Sumário, prefácio e sobre o projeto

Baixar livro digital (e-book) grátis: formato epub Baixar em epub

Baixar livro digital (e-book) grátis: formato PDF Baixar em PDF

Redes de Educação

Por meio de diálogos entre a comunidade acadêmica e a partir de diversos encontros virtuais e presenciais, o projeto teve como principal objetivo (re)construir na instituição a noção de coletividade e pertencimento. Contou com a adesão de estudantes, professores e técnicos que vislumbravam uma universidade mais inclusiva, sustentável e engajada socialmente. Nesses encontros, foram criadas redes e estabelecidas parcerias com profissionais dentro e fora da universidade.