O teatro medieval
O teatro medieval e seus congêneres em Santiago de Compostela (séculos XII-XIII)
Série Estante Medieval, v. 11
Autora: Maria do Amparo Tavares Maleval
ISBN: 978-65-5831-003-7
Ano: 2021

Este livro tem por foco o teatro em seus primórdios na cidade de Santiago de Compostela, que no século XII, chamado de Era Compostelana, foi centro religioso e cultural do maior prestígio.

Impulsionado pela peregrinação ao túmulo do Apóstolo Tiago Maior, no âmbito catedralício foram produzidas obras fundamentais para o estudo da história, da religião, da literatura e demais artes. Dentre estas, além da própria catedral, magnífíca obra de cantaria com tesouros esculturais inclusive afins ao drama litúrgico, destaca-se o Codex Calixtinus no qual, além de outras preciosidades, se registram formas responsoriais dos ofícios litúrgicos, sermões e milagres dotados de fortes marcas de dramaticidade.

Marcas estas que se observam também em cantigas do trovadorismo galego-português documentadas a partir do século XIII, que, se não circunscritas apenas à cidade apostólica, nela tiveram ambiente propício para o seu desenvolvimento.

Estante Medieval - A série pretende tornar  acessíveis aos estudiosos da Idade Média fontes primárias medievais e teses doutorais, bem como outros estudos considerados relevantes, sobre o medievo. Consulte outros títulos da série.

--> Sumário, prefácio e apresentação