Manual de apoio SUS
Manual de apoio ao desenvolvimento de competências para atuação de preceptores no Sistema Único de Saúde
Série Manuais Técnicos, v. 4
Autor: Marcos Alex Mendes da Silva
ISBN: 978-65-5831-021-1
Ano: 2021

A proposta deste manual é colaborar para organizar, desenvolver competências, aperfeiçoar habilidades e orientar a atuação do preceptor de qualquer campo da saúde no nível de atenção básica, com elementos que fortaleçam a sua preparação pedagógica e qualifiquem a aprendizagem dos estudantes acolhidos por eles em seus ambientes de trabalho/formação e conduza a sua rotina de atuação.

A diversificação dos cenários de aprendizagem na área de saúde tem sido recorrente na formação e um reflexo das mudanças pelas quais os cursos de graduação, pós-graduação e formação técnica têm passado nas últimas décadas, com avanço direto para os espaços do Sistema Único de Saúde (SUS), por esses permitirem a vivência em um lócus privilegiado de emergência/necessidade, entremeado por condições e relações político-sociais que condicionam o alcance da resolução dos problemas.

A incorporação de novos cenários de aprendizagem precisa vir acompanhada de uma estrutura logística, técnica e operacional que sustente a mudança com qualidade e fortaleça a pedagogia/andragogia propostas. Considerando ainda que, ao deslocar a aprendizagem para os serviços do SUS, aumenta-se o elenco de atores envolvidos no processo e, consequentemente, a complexidade educacional - que não estará dissociada das ações assistenciais ofertadas, ou seja, cria-se um modus operandi formativo que ultrapassa a relação tradicionalmente conhecida e exclusiva entre docente e discente, e incorpora o profissional atuante no serviço e o usuário que o frequenta.

O propósito não se esgota na compreensão de que fatores intervenientes no processo de formação no SUS ultrapassam a normatização e a padronização (sendo passíveis de transformações periódicas em função das demandas).

Este livro visa também explorar os aspectos comuns que permeiam as atividades dos preceptores da atenção básica à saúde, sejam eles médicos, cirurgiões-dentistas, enfermeiros - entre outras categorias -, ao acolher estudantes de diferentes níveis de formação, do ensino técnico profissionalizante, passando pela graduação, pós-graduação em etapa de especialização e mestrados profissionais no campo da Saúde Coletiva, que também inserem seus mestrandos em módulos de aprendizagem no SUS.

--> Sumário, prefácio e apresentação