Administração intranasal do álcool perílico combinado à dieta cetogênica
Livro didático para cursos de pós-graduação
Autor: Clovis Orlando da Fonseca
ISBN: 978-65-5831-027-3
Ano: 2020

Administração intranasal do álcool perílico combinado à dieta cetogênica

Tumores com alta malignidade como o glioblastoma recidivo apresentam taxa de sobrevida curta, e os pacientes carregam consigo medo, desesperança e a própria negação como forma de proteção. Em contrapartida, o surgimento de novos tratamentos desse tipo de câncer faz com que a esperança seja renovada.

Dentre os vários tipos de tratamento já bastante conhecidos como quimioterapia, radioterapia e cirurgia, muitos pesquisadores se dedicam aos estudos sobre compostos bioativos como o uso de monoterpenos encontrados em óleos essenciais de frutas e vegetais.

Neste livro são apresentados estudos sobre o uso do álcool perílico intranasal e a dieta cetogênica como tratamento adjuvante do glioma maligno recidivo e, que abre novas perspectivas para o paciente, bem como uma nova era do conhecimento do câncer.

--> Sumário e prefácio

Sobre o autor

Clóvis Orlando Pereira da Fonseca tem graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestrado e doutorado em Clinica Médica - área Neurologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor titular do Departamento de Cirurgia Geral e Especializada na área de Neurocirurgia, Faculdade de Medicina da UFF, e professor permanente do Programa de Pós-Graduação de Ciências Médicas – UFF, com atuação principalmente no estudo de biologia molecular dos gliomas e desenvolvimento de estratégia terapêutica através da administração intranasal do monoterpeno álcool perílico.