Saberes plurais e epistemologias aterradas

Saberes plurais e epistemologias aterradas: caminhos de pesquisa na psicologia e ciências humanas
Organizador:  Abrahão de Oliveira Santos
Formatos digitais: PDF e epub
ISBN: 978-65-5831-083-9
Ano: 2020
Acesso livre:
- Formato PDF
- Formato Epub

Este livro apresenta resultados do 3º Encontro Kitembo - Laboratório de Estudos da Subjetividade e Cultura Afro-brasileira: Povos Afroindígenas, Saberes Tradicionais, Pesquisa e Diálogo na Universidade, realizado em 2017.

As marcas do encontro colonial se reproduzem ainda hoje nas práticas de ensino, pesquisa e extensão, nas quais os saberes populares são tomados como subalternos, desqualificados e objetos a serem desvendados, traduzidos e civilizados pela intervenção acadêmica.

O evento partiu da aposta de não tomar tais saberes como inferiores ou objetos de pesquisa, mas como interlocutores na construção de saberes e práticas de cuidado em psicologia que tenham como referencial não apenas as matrizes europeias e norte-americanas, mas também africanas e indígenas.

Ao pensar a partir de referências indígenas e negras, realizando o destino de mais um quilombo, no encontro de favelados, povo de santo, periféricos, lavradores, que lutam e pensam a partir de si e por si como povos e comunidades, o evento e os textos aqui reunidos são mais um passo na retomada epistêmica, no movimento de dar a si mesmos o direito de dizer em quais termos a pesquisa necessita ser feita e pode ser feita.

Os 19 artigos são agrupados em seis capítulos: "A pesquisa e os saberes tradicionais", "Pesquisa na favela, expropriação e apropriação cultural", "Intervenções e práticas de cuidado no diálogo com a universidade", "Juventudes indígenas: universidade e pesquisa junto aos povos indígenas", "Saberes jovens, tradição, universidade e pesquisa" e "Pesquisa e vida em conexão".

--> Sumário, abertura e apresentação

Baixar livro digital (e-book) grátis: formato PDF Baixar livro digital (e-book) grátis: formato PDF

Baixar livro digital (e-book) grátis: formato Epub Baixar livro digital (e-book) grátis: formato epub