Processos psicológicos Perspectivas situadas

- Formato PDF
- Formato Epub

Processos psicológicos: perspectivas situadas

Este livro subverte um percurso de formação de toda uma geração de psicólogos e psicólogas. Há uma guinada entre a psicologia geral dos anos 1980 e as perspectivas situadas que se abrem na obra.

Os temas clássicos do campo da psicologia continuam presentes: aprendizagem, memória, percepção, emoções, cognição, consciência, inconsciente, diagnósticos, transmissão de conhecimentos. Amplo leque de problemas que perpassam o campo psi, seja em suas produções teórico-práticas, seja nas organizações curriculares dos muitos cursos de graduação em psicologia no Brasil. A singularidade está no modo como tais questões são abordadas ou, antes, no próprio pensar-fazer que percorre cada um dos textos reunidos.

Há um fio condutor desde o título do livro: a afirmação de que o conhecimento é prática situada. A definição dessa expressão, "prática situada", se fará de diferentes modos, com matizes distintos, sem que o fio condutor se rompa. Ao contrário, ele ganha força e densidade à medida que se reitera, de capítulo em capítulo, de questão em questão, de problema em problema.

Os capítulos foram redigidos por pesquisadores e pesquisadoras que passaram pelas universidades públicas brasileiras nos anos finais do século XX e no começo do século XXI. Formaram-se como psicólogos e psicólogas na relação inseparável entre ensino, pesquisa e extensão.

--> Sumário e prefácio

Baixar livro digital (e-book) grátis: formato PDF Baixar livro digital (e-book) grátis: formato PDF

Baixar livro digital (e-book) grátis: formato Epub Baixar livro digital (e-book) grátis: formato epub