Personagens do pós abolição v7 A gente só sabe o final quando se encerra
"A gente só sabe o final quando se encerra": novas formas de ensinar e aprender histórias do Brasil Republicano
Coleção Personagens do pós-abolição: trajetórias, e sentidos de liberdade no Brasil republicano, v. 7
Autora: Giovana Xavier (Org.)
Formato: PDF (livro eletrônico, 13,5Mb)
ISBN: 978-65-5831-007-5
Ano: 2021

Este livro faz parte de uma coleção, o projeto coletivo "Personagens do pós-Abolição: trajetórias, e sentidos de liberdade no Brasil republicano", contemplado com o Edital "Memórias Brasileiras: Biografias" (n° 13/2015 da Capes).

O sétimo volume trata das experiências da equipe do Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes Diversidade UFRJ, em diversas oficinas sobre personagens importantes da história do pós-abolição retratadas nesta coleção. Essas personagens tiveram suas histórias contadas em uma instituição da rede pública do Rio de Janeiro, a Escola Municipal Jornalista e Escritor Daniel Piza, localizada em Costa Barros, um dos bairros mais carentes e vulneráveis da cidade, devido à ausência do poder público no que tange à garantia de direitos humanos básicos.

Dialogando com os conteúdos regulares dos currículos, os biografados servem de motivo e guia para a inclusão de homens e mulheres negros nas narrativas sobre a história do Brasil - escrita e ensinada. A equipe defende que o melhor caminho não é criar um conteúdo complementar e separado da História oficial, mas preencher a história do país com os inúmeros registros da participação e do protagonismo de sujeitos como os biografados, em qualquer conjuntura ou evento.

Baixar livro digital (e-book) grátis: formato PDF Baixar livro digital (e-book) grátis: formato PDF

Os sete volumes da coleção são acompanhados por um site que disponibiliza diversos materiais - oficinas, vídeos, planos de aula, banco de imagem, em torno de personagens negros biografados (http://personagensdoposabolicao.uff.br/).

Apesar de grandes contribuições para a história republicana do Brasil, esses personagens tiveram suas vidas silenciadas, esquecidas ou não reconhecidas. Foram homens e mulheres marcados pela condição racial e de gênero que levantaram bandeiras antirracistas e atuaram na transformação das possibilidades de exercício da cidadania da população negra no Brasil.

As biografias publicadas também trazem uma contribuição importante para o público em geral, para futuros professores e para os alunos da educação básica, pois permitem conhecer melhor a História do pós-abolição e do racismo no Brasil e, em volume especial, entrar em contato com novas formas de ensinar e aprender histórias do Brasil republicano.

--> Confira todos os livros da coleção.

--> Sumário