Personagens do pós abolição v5 Maria de Lourdes Vale Nascimento
Maria de Lourdes Vale Nascimento: uma intelectual negra do pós-abolição
Coleção Personagens do pós-abolição: trajetórias, e sentidos de liberdade no Brasil republicano, v. 5
Autora: Giovana Xavier
Formato: PDF (livro eletrônico, 5,8Mb)
ISBN: 978-65-5831-012-9
Ano: 2020

Maria de Lourdes Vale Nascimento: uma intelectual negra do pós-abolição

Este livro faz parte de uma coleção, o projeto coletivo "Personagens do pós-Abolição: trajetórias, e sentidos de liberdade no Brasil republicano", contemplado com o Edital "Memórias Brasileiras: Biografias" (n° 13/2015 da Capes).

O quinto volume destaca Maria de Lourdes Vale Nascimento, assistente social, jornalista - mulher negra colunista de um jornal nos anos 1940 -, ativista dos movimentos sociais negros, professora.

Baixar livro digital (e-book) grátis: formato PDF Baixar livro digital (e-book) grátis: formato PDF

Os sete volumes da coleção são acompanhados por um site que disponibiliza diversos materiais - oficinas, vídeos, planos de aula, banco de imagem, em torno de personagens negros biografados (http://personagensdoposabolicao.uff.br/).

Apesar de grandes contribuições para a história republicana do Brasil, esses personagens tiveram suas vidas silenciadas, esquecidas ou não reconhecidas. Foram homens e mulheres marcados pela condição racial e de gênero que levantaram bandeiras antirracistas e atuaram na transformação das possibilidades de exercício da cidadania da população negra no Brasil.

As biografias publicadas também trazem uma contribuição importante para o público em geral, para futuros professores e para os alunos da educação básica, pois permitem conhecer melhor a História do pós-abolição e do racismo no Brasil e, em volume especial, entrar em contato com novas formas de ensinar e aprender histórias do Brasil republicano.

--> Confira todos os livros da coleção.

--> Sumário