Personagens do pós abolição v1 Monteiro Lopes e Eduardo das Neves
Monteiro Lopes e Eduardo das Neves: histórias não contadas da primeira república
Coleção Personagens do pós-abolição: trajetórias, e sentidos de liberdade no Brasil republicano, v. 1
Autor: Martha Abreu e Carolina Dantas
Formato: PDF (livro eletrônico, 1,3Mb)
ISBN: 978-65-5831-002-0
Ano: 2020

Este livro faz parte de uma coleção, o projeto coletivo "Personagens do pós-Abolição: trajetórias, e sentidos de liberdade no Brasil republicano", contemplado com o Edital "Memórias Brasileiras: Biografias" (n° 13/2015 da Capes).

O primeiro volume é dedicado a Monteiro Lopes, líder político, eleito deputado em 1909 pelo Distrito Federal (atual cidade do Rio de Janeiro), e Eduardo das Neves, artista que gravou inúmeras músicas na então nascente indústria fonográfica e publicou livros sobre canções populares.

Baixar livro digital (e-book) grátis: formato PDF Baixar livro digital (e-book) grátis: formato PDF

Os sete volumes da coleção são acompanhados por um site que disponibiliza diversos materiais - oficinas, vídeos, planos de aula, banco de imagem, em torno de personagens negros biografados (http://personagensdoposabolicao.uff.br/).

Apesar de grandes contribuições para a história republicana do Brasil, esses personagens tiveram suas vidas silenciadas, esquecidas ou não reconhecidas. Foram homens e mulheres marcados pela condição racial e de gênero que levantaram bandeiras antirracistas e atuaram na transformação das possibilidades de exercício da cidadania da população negra no Brasil.

As biografias publicadas também trazem uma contribuição importante para o público em geral, para futuros professores e para os alunos da educação básica, pois permitem conhecer melhor a História do pós-abolição e do racismo no Brasil e, em volume especial, entrar em contato com novas formas de ensinar e aprender histórias do Brasil republicano.

--> Confira todos os livros da coleção.

--> Sumário