Abrindo trilhas

Abrindo trilhas: educação e tecnologia. Waldimir Pirró e Longo, uma vida a serviço da ciência e da tecnologia pelo progresso do Brasil

Série Memória UFF, v. 1
Autor: Paulo César Gomes
ISBN: 978-65-5831-053-2
Ano: 2020

A trajetória de sucesso do professor Waldimir Pirró e Longo é contada neste livro, escrito por Paulo César Gomes, primeiro volume do Selo Memória UFF, ação que integra as comemorações dos 60 anos da Universidade Federal Fluminense (UFF) e cujo objetivo é divulgar trajetórias pessoais e institucionais que fazem parte da história da universidade.

Além de um relato sobre os principais acontecimentos da vida pública de Longo, o livro reúne as principais entrevistas do professor para veículos de imprensa, como o Jornal do Brasil e a Folha de S.Paulo, e traz depoimentos de quem conviveu com ele, como o advogado e empresário e amigo de infância Clodoaldo Castellani, e os ex-reitores da UFF José Raymundo Martins Romêo e Cícero Fialho.

Reconhecido pela capacidade de liderança, Waldimir Longo é também reverenciado pelo brilhantismo aliado à sua incansável capacidade de trabalho. Qualidades que lhe conferiram inúmeras homenagens pelas instituições por que passou.

Dentre os cargos exercidos, destacam-se os de vice-presidente do Fundo de Financiamento de Estudos de Projetos e Programas (Finep), presidente da Empresa Fluminense de Tecnologia (Flutec), pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFF e diretor do Observatório Nacional (ON).

--> Sumário e prefácio