Somos todos criminosos em potencialSomos todos criminosos em potencial
Autora: Maria Léa Monteiro de Aguiar
Formato: PDF
Páginas: 127
ISBN: 978-85-288-0441-2
Eduff
Ano de publicação: 2007
Edição: 1ª
Idioma: Português
Livro digital (e-book) grátis: formato PDF

Somos todos criminosos em potencial

 

Como e por que a sociedade tolera alguns crimes e não outros?

Diferentemente do que supõe o senso comum, a criminalidade não é um desvio praticado por uma minoria restrita, mas, ao contrário, um comportamento de largos extratos ou mesmo da maioria dos membros de uma sociedade. A afirmação, ainda que chocante à primeira vista, poderá ser claramente constatada por todos que se dispuserem a observar a sociedade, o noticiário e as atitudes, aparentemente corriqueiras, com mais isenção e acuidade. O que ocorre, na verdade, é que o cidadão comum nunca se interessa por conhecer o Código Penal de seu país, ignorando, portanto, o que a sua sociedade considera como crimes.

Depois, mas não menos importante, está o fato, também considerado como natural, de que ele não está no grupo criminalizável de seu país. E isto, encarado com tanta naturalidade, na verdade não o é, fato que faz a maior diferença. Mas esta é uma discussão que a sociedade não quer enfrentar.

Este livro pretende lançar mais alguns elementos nessa discussão, ao oferecer ao cidadão comum uma nova ótica para se observar o que está oculto em toda essa questão de segurança pública e criminalidade. Pois é de mudanças nesse senso comum que se trata, uma vez que a criminalização de condutas é uma decisão política e, como tal, obedece aos anseios e expectativas da sociedade. Como e por que a sociedade tolera alguns crimes e não outros? A impressão corrente é de que o país não vê solução, quando, na verdade, ele não vê é o problema. Ou não quer ver. 

Baixar livro digital (e-book) grátis: formato PDF Baixar livro digital (e-book) grátis: formato PDF

 


 
 





Eduff - Editora da Universidade Federal Fluminense
Rua Miguel de Frias, 9, anexo, sobreloja, Icaraí, Niterói, RJ - 24220-900
Telefone: (21) 2629-5585 (secretaria)
E-mails:
livrariavirtual@eduff.uff.br (compras no site)
faleconosco.eduff@id.uff.br