Desenvolvendo a competência comunicativa
Desenvolvendo a competência comunicativa em gêneros da escrita acadêmica
Autores: Sebastião Josué Votre, Vinícius Carvalho Pereira e José Carlos Gonçalves
Formato: PDF
ISBN: 978-85-228-0531-0
Ano de publicação: 2009
Livro digital (e-book) grátis: formato PDF

Desenvolvendo a competência comunicativa em gêneros da escrita acadêmica

Este manual tem a finalidade de ajudar a conhecer e utilizar de modo adequado o estilo acadêmico. Contém oito unidades, voltadas para o domínio da escrita acadêmica, com ênfase nos gêneros textuais que a caracterizam, e que podem ser estudadas na ordem preferida pelo leitor.

A primeira unidade apresenta os modos de organização textual e sua manifestação em cada gênero. Descreve e comenta, brevemente, o conteúdo, a forma e a função dos modos de organização textual. Apresenta também informações sobre os gêneros.

Seguem-se três unidades sobre coesão, coerência e argumentação, com textos ilustrativos, atividades e reflexões, com vistas ao desempenho intelectual. Estas unidades têm o objetivo de escrever de forma coerente, mantendo coesão entre as partes e, sobretudo, com argumentos capazes de convencer seu leitor do que você está propondo.

Vêm então as unidades específicas organizadas em termos de utilização imediata e em nível de complexidade. Portanto, você trabalhará, de imediato, com os gêneros fichamento, resenha e resumo; em seguida, lidará com as características do projeto de pesquisa e do relatório, para, por fim, familiarizar-se com as propriedades da monografia e do artigo científico.

Uma unidade de suporte geral foi incluída para quem escreve, em que constam questões e problemas de escrita. É uma unidade inovadora, no sentido de que os problemas que aí se analisam são pontos controversos, com que nos defrontamos no dia a dia da produção de textos no meio universitário.

Baixar livro digital (e-book) grátis: formato PDF Baixar livro digital (e-book) grátis: formato PDF