Des territorialização e identidade
Des-territorialização e identidade: a rede "gaúcha" no Nordeste
Autor: Rogério Haesbaert
Formato: PDF
Páginas: 293
ISBN: 85-228-0222-X
Eduff
Ano de publicação: 1997
Edição: 1ª
Idioma: Português
Livro digital (e-book) grátis: formato PDF

Des-territorialização e identidade: a rede "gaúcha" no Nordeste

 

O livro de Rogério Haesbaert, lançado em 1997, enfrentou o desafio de desvelar, sistematicamente, realidades emergentes, num período histórico particularmente confuso. Diante do processo da globalização e dos efeitos complexos das grandes migrações modernizadoras, como se definem as categorias entrelaçadas de identidade, territorialização e des-territorialização?

Milton Santos destaca em seu prefácio que o livro - "tão rico e instigante" - descreve a saga de duas regiões que se encontram. "Trata-se de uma metáfora em busca de conceitos, tarefa a que o autor se dedicou com aplicação e talento. Durante séculos essa região baiana do Além-São Francisco foi acumulando lentamente modos de vida nos quais a presença localizada e discreta da modernidade não ameaçava a maioria das práticas tradicionais e até reforçava as hierarquias herdadas. Situada no coração do país, funcionava quase como uma ilha. De repente, ventos fortes vindos do Sul, mas impulsionados por correntes irresistíveis, nacionais e internacionais, espalharam no território outros homens e mulheres, outras roupas e falas, outros modos de ser e de fazer, outras técnicas e outros capitais, novas formas de produzir e de comunicar. Produz-se, desse modo, uma nova territorialidade, marcada pelo conflito de atributos históricos – entre os que chegavam e os que já estavam – e o conflito entre duas formas de operar, sentir e viver a mesma fração de espaço."

Diante da leitura, Santos levanta o questionamento: em quantos lugares está o Brasil se refazendo com tanta força e tão radicalmente? E ressalta o grande mérito "da obra pioneira de Rogério Haesbaert": o de haver conseguido produzir "um trabalho sério e documentado, escrito em uma língua meticulosa e agradável, mas sobretudo uma análise e uma síntese originais, um estudo fadado a servir como modelo de método, um retrato veraz de uma das áreas mais significativas da remodelação do território brasileiro e uma importante contribuição teórica à compreensão atual de categorias tão controvertidas quanto as de territorialidade e identidade".

Baixar livro digital (e-book) grátis: formato PDF Baixar livro digital (e-book) grátis: formato PDF

 


 
 





Eduff - Editora da Universidade Federal Fluminense
Rua Miguel de Frias, 9, anexo, sobreloja, Icaraí, Niterói, RJ - 24220-900
Telefone: (21) 2629-5585 (secretaria)
E-mails:
livrariavirtual@eduff.uff.br (compras no site)
faleconosco.eduff@id.uff.br