Etnomatemática novos desafios teóricos e pedagógicosEtnomatemática - Novos desafios teóricos e pedagógicos
Autora: Maria Cecilia de Castello Branco Fantinato (Org.)
Formatos: Epub e PDF
ISBN: 978-85-228-0534-1
Ano: 2009
Livro digital (e-book) grátis:
- formato Epub
- formato PDF

Etnomatemática - Novos desafios teóricos e pedagógicos

Este livro apresenta os textos - revisados ou inéditos - das conferências e mesas-redondas do Terceiro Congresso Brasileiro de Etnomatemática (CBEm3), na Faculdade de Educação da UFF, em 2008. O encontro reuniu pesquisadores nacionais e internacionais, professores do ensino fundamental e médio, alunos de graduação e pós-graduação de várias partes do país, tendo por tema os novos desafios teóricos e pedagógicos da etnomatemática.

De acordo com a organizadora da obra, desde a década de 1980 a etnomatemática se consolidava, no Brasil e no mundo, como uma importante área de estudos e pesquisas da Educação Matemática, contribuindo para as reflexões sobre as relações entre conhecimento matemático e contextos socioculturais e suas implicações para a prática de sala de aula.

Assim surgiram crescente número de professores e pesquisadores interessados em aprofundar os estudos sobre a temática, em suas muitas vertentes. Um dos primeiros e o principal teorizador da etnomatemáticaor foi o brasileiro Ubiratan D’Ambrosio, o que pôs o Brasil em significativo papel no desenvolvimento dessa linha de pesquisa.

Baixar livro digital (e-book) grátis: formato Epub Baixar livro digital (e-book) grátis: formato Epub

Baixar livro digital (e-book) grátis: formato PDF Baixar livro digital (e-book) grátis: formato PDF