Tentando ser alguém na vida
Tentando ser alguém na vida: um estudo antropológico sobre a educação profissional e o mundo do trabalho
Série Nova Biblioteca, v. 15
Autora: Izabella Pimenta
ISBN: 978-85-228-1239-4
Ano: 2019

Em estudo detalhado sobre a educação profissional e o mundo do trabalho, a antropóloga Izabella Pimenta analisa as diferentes formas como trabalhadores urbanos da região do Grande Rio lidam, nos cursos técnicos de qualificação, com as relações entre teoria e prática.

A obra tem como objetivo quebrar os estereótipos relacionados ao ensino técnico em dois principais pontos. O primeiro diz respeito ao nível econômico-social dos estudantes. Ao contrário do senso comum que liga à "coisa de pobre", Pimenta percebe que muitas das famílias têm certa estabilidade econômica e bom nível de qualificação profissional.

O segundo ponto parte da crença social do ensino técnico como último passo antes da inserção no mercado de trabalho, o que nem sempre é verdade, pois muitos deles manifestam interesse em ingressar no ensino superior.

Sobre a autora

Izabella Pimenta é doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense. Pesquisadora visitante do Departamento de Criminologia da University of Ottawa (Canadá) e do Correctional Service of Canada, tendo trabalhado com políticas de trabalho para egressos do sistema prisional. Pesquisadora do Laboratório de Gestão de Políticas Penais da Universidade de Brasília. Pesquisadora do Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos da Universidade Federal Fluminense.

--> Sumário e apresentação

Devido a restrições causadas pela pandemia de covid-19, o envio de livros poderá sofrer atraso.