Paginas paisagens luso brasileiras
Páginas paisagens luso-brasileiras: estudos literários
Autora: Ida Alves (Org.)
Páginas: 304
Formato: 16 x 23 cm
Peso: 0,495 kg
ISBN: 978-85-228-1344-5
Eduff
Edição: 1ª
Ano: 2019
Idioma: Português
Preço: R$ 60,00 R$ 15,00

Páginas paisagens luso-brasileiras: estudos literários

 

O livro reúne textos teórico-críticos sobre a paisagem como estrutura de sentido em obras literárias brasileiras e portuguesas. Pesquisadores da área de letras analisam como as experiências paisagísticas se apresentam e se problematizam no corpus literário selecionado, estabelecendo relações entre espaço, visualidade e subjetividade/escrita, cultura e identidades.

São estudos para repensar paisagens urbanas e rurais portuguesas e brasileiras a partir de abordagens interdisciplinares e comparatistas. Uma contribuição de forte valor para a pesquisa da geografia literária, área ainda não explorada em todas as suas possibilidades analíticas e críticas.

Com o estudo da paisagem, pretende-se a abordagem multidisciplinar de certas linhas de pesquisa acadêmica que envolvem as experiências perceptivas do espaço natural (subjetividade e construção de paisagens) e a preservação da memória cultural (abordagens históricas dos espaços, patrimônios culturais e naturais, percursos ficcionais e configurações turísticas contemporâneas).

Este livro é assim produção significativa de um projeto de pesquisa intitulado "Páginas Luso-Brasileiras em Movimento" (www.paginasmovimento.com.br), que um grupo de professores de letras, história e turismo, de diferentes universidades brasileiras e estrangeiras, desenvolve em parceria com o Real Gabinete Português de Leitura.

Em decorrência dessa parceria, foi estabelecida uma base de dados alimentada continuamente por "páginas" que tratam de textos literários brasileiros e portugueses, numa primeira fase, transcritos no todo ou em excertos e tornados acessíveis globalmente, a partir do entrecruzamento de fios de interpretação e análise que focalizam questões literárias, históricas e turísticas em torno das paisagens descritas (natural e urbana). Seu desenvolvimento busca uma metodologia de trabalho mais atrativa para divulgar e conhecer as literaturas de língua portuguesa.

Sobre a organizadora - Ida Alves é professora titular de literatura portuguesa do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF). Colidera os grupos de pesquisa Estudos de Paisagem nas Literaturas de Língua Portuguesa (UFF/CNPq - www.gtestudosdepaisagem.uff.br) e Poesia e Contemporaneidade - UFF/CNPq. É coordenadora de pesquisa do Polo de Pesquisas Luso-Brasileiras (PPLB), sediado no Real Gabinete Português de Leitura (www.realgabinete.com.br) e pesquisadora-bolsista do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e Cientista do Nosso Estado - Faperj. Coordena a plataforma Páginas Luso-Brasileiras em Movimento, sediada no site do Real Gabinete.

--> Sumário e apresentação

--> Capa em alta resolução



 
Promoção desconto para comunidade UFF
Livros Eduff: estudantes, professores e técnico-administrativos da UFF têm 50% de desconto em compras presenciais na Livraria Icaraí






Eduff - Editora da Universidade Federal Fluminense
Rua Miguel de Frias, 9, anexo, sobreloja, Icaraí, Niterói, RJ - 24220-900
Telefone: (21) 2629-5585 (secretaria)
E-mails:
livrariavirtual@eduff.uff.br (compras no site)
faleconosco.eduff@id.uff.br