Vida de escola
ISBN: 978-85-228-1323-0
Ano: 2019

Vida de escola: uma etnografia sobre autoridade e carisma na educação

O livro examina o lugar que o carisma ocupa na construção da autoridade dos professores de escola pública. De que maneira os docentes adquirem legitimidade e exercem a autoridade durante as aulas? É a pergunta a responder nesta pesquisa antropológica.

Privilegiando as relações estabelecidas entre professores e alunos nas salas de aula, a análise incide sobre os elementos que atuam no processo de construção e legitimação do carisma professoral.

As performances desempenhadas durante as aulas pelos professores são focalizadas, assim como as reações que suscitam nos estudantes, com o objetivo de compreender quais as técnicas e os recursos que produzem a eficácia simbólica na prática pedagógica e, consequentemente, tal carisma.

A pesquisa foi baseada em dez meses de trabalho de campo etnográfico e observação direta realizados pelo autor, durante o ano de 2013, em duas turmas do ensino médio numa escola pública da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

--> Sumário, prefácio e apresentação

Sobre o autor - Bóris Maia é pesquisador do Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitor (INCT-Ineac) e do Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisas (Nufep). Doutor e mestre em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense. Graduou-se em Ciências Sociais pela mesma universidade.

Devido a restrições causadas pela pandemia de covid-19, o envio de livros poderá sofrer atraso.