Devastação e preservação ambiental no Rio de Janeiro
Devastação e preservação ambiental: os parques nacionais do estado do Rio de Janeiro
Série: Antropologia e Ciência Política, v. 2
Autor: José Augusto Drummond
Páginas: 306
Peso: 0,390 kg
ISBN: 85-228-0204-1
Eduff
Edição: 1ª
Ano de publicação: 1997
Idioma: Português
Livro impresso indisponível
Livro digital (e-book) grátis: formato PDF



Devastação e preservação ambiental: os parques nacionais do estado do Rio de Janeiro

 

Dois fenômenos distintos, ou opostos, são estudados neste livro. Nele, o autor mostra que o Rio de Janeiro foi o estado que mais sofreu com a devastação das florestas: nenhum estado tinha cobertura florestal tão completa, e, por isso, nenhum foi tão completamente afetado pela destruição maciça dessa cobertura.

Mas José Augusto Drummund estudou a destruição da Mata Atlântica Fluminense como ponto de partida para entender um fenômeno bem distinto nas relações entre a sociedade e a natureza: a criação e administração dos quatro parques nacionais que protegem o pouco que restou ou renasceu daquela floresta tão agressivamente atacada pela cana de açúcar, pastagens, desmates, queimadas cafezais, ferrovias, estradas, hidrelétricas etc..

O autor narra e avalia os usos que as terras florestadas fluminenses sofreram, desde os anônimos povos indígenas sambaquis até a moderna cafeicultura comercial. A partir do diagnóstico de uma destruição voraz e quase completa, estuda as características naturais e sociais de cada parque nacional fluminense - Itatiaia, Serra dos Órgãos, Tijuca e Serra da Bocaina - por considerá-los resultados importantes dos primórdios da política brasileira de conservação da natureza. Mostra as cicatrizes que cada parque traz do seu passado, mas destaca também as suas muitas "virtudes" naturais.

Nas fontes, há desde crônicas, históricos e narrativas de viagem, estudos de etnologia indígena e textos das modernas leis e políticas ambientais, até relatórios dos diretores dos parques nacionais, inventários científicos de flora e fauna, planos de administração dos parques, além de observações pessoais feitas ao longo de viagens aos parques e regiões vizinhas.

Baixar livro digital (e-book) grátis: formato PDF Baixar livro digital (e-book) grátis: formato PDF


 
 





Eduff - Editora da Universidade Federal Fluminense
Rua Miguel de Frias, 9, anexo, sobreloja, Icaraí, Niterói, RJ - 24220-900
Telefone: (21) 2629-5585 (secretaria)
E-mails:
livrariavirtual@eduff.uff.br (compras no site)
faleconosco.eduff@id.uff.br