O desejo e a necessidade no cuidado com corpo
O desejo e a necessidade no cuidado com o corpo - Uma estética na prática de enfermagem
Autores: Enéas Rangel Teixeira e Nébia M. A. de Figueiredo
Páginas: 181
Peso: 0,305 kg
ISBN: 85-228-0327-7
Eduff
Ano de publicação: 2001
Edição: 1ª
Idioma: Português
Preço: R$ 22,00 R$ 3,00
O desejo e a necessidade no cuidado com o corpo - Uma estética na prática de enfermagem

 

Neste estudo, dois temas se destacam: o cuidado com o corpo e a prática da educação em saúde. Eles são de grande relevância para a arte de cuidar em enfermagem, ao lidar com o cliente que de alguma forma busca a atenção. A enfermagem, como diz o autor, já nasceu desempenhando a função educativa.

As observações do cotidiano, das representações dos clientes, feitas pelos autores indicaram-lhes não ser o "cuidado" um termo exclusivo de especialistas, mas que inclui uma pluralidade de práticas do sujeito para cuidar de seu corpo. Nesse repertório, as atividades técnico-científicas, sendo a enfermagem uma delas.

Assim, o livro trata das transições paradigmáticas do moderno ao pós-moderno - em que aborda a modernidade e o cuidado com o corpo, as enfermeiras visitadoras e a difusão da racionalidade científica moderna, dentre outros assuntos -; da subjetividade, desejo e necessidade; das representações sociais; das pluralidades das representações sobre o cuidado com o corpo; das máquinas produtoras de subjetividade nesse cuidado (mídias, família, escola, religião, técnicos de saúde, escola da vida); e do cotidiano da prática de educação em saúde na enfermagem.

Este livro impresso está temporariamente indisponível para venda, devido a restrições causadas pela pandemia de covid-19.


 
 





Eduff - Editora da Universidade Federal Fluminense
Rua Miguel de Frias, 9, anexo, sobreloja, Icaraí, Niterói, RJ - 24220-900
Telefone: (21) 2629-5585 (secretaria)
E-mails:
livrariavirtual@eduff.uff.br (compras no site)
faleconosco.eduff@id.uff.br