O desejo de saber
ISBN:  85-228-0307-2
Ano de publicação: 2001

O desejo de saber

A partir de sua prática, a autora oferece resultados de um estudo sobre questões comportamentais de usuários e bibliotecários de referência, à luz de pressupostos da psicanálise, demonstrando a necessidade de mudança no comportamento do bibliotecário de referência em biblioteca universitária. Para ela, o bibliotecário deve ser aquele que aponta caminhos na busca incessante do conhecimento, instigando o desejo de saber - essência da pesquisa.

O respaldo teórico psicanalítico, sua finalidade e originalidade do tratamento, tornam o estudo sui generis, sinalizando para mudanças filosóficas necessárias aos conteúdos curriculares de ensino de graduação de biblioteconomia, e constituindo-se em contribuição relevante à literatura sobre educação, além de sugerir aos educadores que reflitam sobre sua própria formação.

As sugestões da autora podem ajudar a desenvolver meios de melhorar a relação educador/educando, bibliotecário/usuário. Ela faz uma reflexão sobre o que é uma educação verdadeiramente libertadora, partindo dos atores bibliotecários/usuários, como sujeitos do processo, e potencializa a biblioteca como um espaço de busca, criação e produção de conhecimento.

Este livro impresso está temporariamente indisponível para venda, devido a restrições causadas pela pandemia de covid-19.