Cartas através do tempo O lugar do outro na correspondência brasileira
Cartas através do tempo: o lugar do outro na correspondência brasileira
Coleção Ensaios - Pós-graduação em Letras da UFF
Autora: Ucy Soto
ISBN: 85-228-0422-2
Ano de publicação: 2007

Cartas através do tempo: o lugar do outro na correspondência brasileira

O livro apresenta reflexão sobre as relações entre língua, história e o uso social do sistema linguístico. Inserindo-se na problemática da variação/mudança linguística, analisa transformações nas formas de tratamento tu/você, focalizando-as de dois mirantes: a partir da comparação entre diferentes manifestações linguísticas (português do Brasil / de Portugal; português do Brasil / espanhol da América); a partir de uma perspectiva histórica de longa duração, do século XVI ao XX. Esses dois pontos de vista são referenciais para a análise do emprego do pronome alocutivo "você" no português do Brasil.

As análises nos mostram que as formas de tratamento expressam cenários de interação social e estão, por isso, profundamente enraizadas nas convenções pragmáticas que determinam seu emprego.

Dentre essas convenções, a abordagem sociolinguistica tradicional destaca as relações de poder (assimetria entre os interlocutores) e de solidariedade (interações simétricas). Para explicar no português brasileiro o deslocamento de sentido da forma "você" do cenário de poder (vossa mercê) para o de solidariedade (você), a autora acrescenta um elemento fundamental, diretamente relacionado à história brasileira: a cordialidade.

O corpus escolhido para análise - o gênero epistolar, em sua historicidade - expressa essa discursividade das formas de tratamento, sua funcionalidade enquanto estratégias discursivas para a representação do outro no ato enunciativo.

Deste modo, a investigação apresentada no livro baseia-se na ideia de que a heterogeneidade e a mudança nas relações sociais podem determinar alterações que se instalam no interior do sistema linguístico. A constatação é fartamente ilustrada pela análise do tratamento "você" na cena enunciativa do gênero carta, evidenciando que as línguas são constituídas historicamente dentro das realidades humanas.

Este livro impresso está temporariamente indisponível para venda, devido a restrições causadas pela pandemia de covid-19.